A cidade de Salvador se prepara para vivenciar mais uma edição da Semana Santa, que terá início no próximo domingo, 13 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos. A data marca a entrada de Jesus em Jerusalém e abre oficialmente a programação litúrgica da Igreja Católica para o período da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
No Centro da capital baiana, a programação começa às 7h, com a concentração dos fiéis na Praça do Campo Grande, onde será rezado o Terço. Às 7h30, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, preside a bênção dos ramos. Logo após, os participantes seguem em procissão pela Avenida Sete de Setembro, conduzidos por trios elétricos, até a Praça Municipal, onde será celebrada uma Missa campal, em frente ao prédio da Prefeitura.

As celebrações continuam com o Tríduo Pascal, entre os dias 17 e 19 de abril, reunindo fiéis para momentos de oração e reflexão sobre os últimos passos de Jesus. Toda a programação será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e acontecerá na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no Centro Histórico da cidade.
Quinta-feira Santa (17 de abril)
- 9h – Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade, quando os padres renovam suas promessas sacerdotais
- 18h – Missa da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do Lava-pés
Sexta-feira Santa (18 de abril)
- 15h – Celebração da Paixão do Senhor, com leitura da Paixão e adoração da cruz
Sábado Santo (19 de abril)
- 18h – Solene Vigília Pascal, considerada a celebração mais importante do calendário cristão
Domingo de Páscoa (20 de abril)
- 10h – Missa de Páscoa, celebrando a ressurreição de Jesus
Fotos: Arquidiocese de São Salvador da Bahia