“As crianças de hoje, hein, parecem ser mais espertas que na nossa época!”
As próprias impressões dos adultos sobre as novas gerações são um dos indicadores de o quanto é importante que a escola esteja sempre se reconfigurando para promover, de forma motivadora, aprendizagens junto aos estudantes. É o que propõe a rede internacional de escolas jesuítas, com mais de 850 unidades em todo o mundo.
“Em um mundo em constantes transformações, a Pedagogia Inaciana, que pauta a aprendizagem nas escolas jesuítas, busca atender às demandas do ensino no século XXI, por meio de uma abordagem holística da educação, promovendo a excelência acadêmica, o desenvolvimento pessoal e o protagonismo dos estudantes, proporcionando uma educação comprometida com a formação integral do ser humano que perpassa as habilidades sociais, emocionais e cognitivas do aluno desde a infância”
professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, em Salvador.

O Vieira é o único colégio de Educação Básica da Rede Jesuíta na Bahia, abrangendo do Ensino Fundamental ao Médio. No caso das crianças, especificamente, o colégio conta com espaços de aprendizagens que traduzem um projeto político-pedagógico que tem, entre seus pilares, a valorização da cultura da infância.
VANGUARDA

Assim, o Vieirinha, como carinhosamente é chamada a unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano EF, chega aos 60 anos, sempre preservando aquele jeitão de menino. Sedia um mundo de imaginação e conhecimento, pautado em valores e princípios de uma educação jesuítica que atravessa gerações e, ao mesmo tempo, está sempre se ressignificando para o tempo presente, em permanente diálogo com propostas educativas de vanguarda.
A valorização da cultura da infância, a ludicidade, a pedagogia da escuta, o contato com a natureza e o estímulo ao protagonismo das crianças são alguns pontos de convergência, por exemplo, com o que há de mais contemporâneo em Educação. A oferta de uma educação bilíngue e o uso de tecnologias digitais para fins educacionais estão entre as práticas de ensino-aprendizagem oriundas desse processo de renovação constante.
CONEXÕES REAIS


É, entretanto, no mundo real mesmo que as crianças fazem as principais conexões no Vieirinha. A biblioteca, o Auditório Mabel Velloso, o parquinho, as quadras, os pátios, as coloridas e decoradas salas de convivência, o equipado Steam Lab e o Espaço Criançando, com uma área privilegiada para múltiplas aprendizagens e lazer, contando até um lago com peixes e espaço para horta, são estímulos para as aprendizagens múltiplas, para além das salas de aula. Entre os diferenciais, uma equipe qualificada de professores adota metodologias ativas que favorecem a aprendizagem.
As crianças bem sabem o que as agradam: “Gosto muito dos espaços e também de todo o afeto que encontro aqui”, diz a aluna Ana Carolina Mota, do 5º ano EF. “Aprendo sempre coisas novas na sala de aula e outros locais do colégio, mas o Espaço Criançando é meu lugar preferido, onde a gente faz amigos, brinca e ainda posso ficar vendo os peixinhos no lago”, revela o colega Lorenzo Sampaio, do 4º ano EF, traduzindo a importância da valorização da cultura da infância, em meio aos avanços de cada tempo.
Por Joyce de Sousa
Colégio Antônio Vieira
Contato: 71 3328-9500
www.colegioantoniovieira.com.br/ @vieira_oficial