Os museus de Salvador estão com uma programação diversificada nesta semana, reunindo exposições, oficinas e palestras para todos os públicos. Até o próximo domingo (23), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), promove eventos que valorizam a arte e a cultura na cidade.
Museu de Arte da Bahia
No MAB, localizado no Corredor da Vitória, está em cartaz a exposição “JOSILTOM TONM: NATUREZA INSTANTES”, que apresenta mais de cem peças produzidas a partir de materiais reaproveitados, como madeiras e rochas oriundas de demolições e resíduos de marmorarias. O espaço também abriga as mostras permanentes “Carybé e o Povo da Bahia” e “Enquanto Existe Azul”.
Entre as atividades programadas, destaca-se a palestra “Reflexões sobre a obra Virgem do Lete”, que ocorre na quinta-feira (20), às 16h. O evento é promovido pelo Instituto Flávia Abubakir e será ministrado pela Profª Dra. Alejandra Muñoz.

Museu de Arte Contemporânea da Bahia
O MAC_Bahia preparou uma programação especial, incluindo oficinas voltadas para diferentes faixas etárias. Um dos destaques é a oficina infantil “Do Papel ao Ar: Experimentando Desenhos e Formas em 3D”, na quarta-feira (19), às 16h, para crianças de 6 a 12 anos. Já na quinta-feira (20), às 18h, acontece a oficina “Transformando Imagens 2D em Modelos 3D para Impressão”.
Outros eventos incluem exposições como “Muro” – Galeria de Arte Urbana, “Dona Fulô e Outras Joias Negras”, além de debates e visitas guiadas ao longo da semana. No domingo (23), a programação especial “Amanhecer no MAC” oferece atividades de bem-estar, como aulas de movimento expressivo e recreação infantil.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
No MAM, o destaque é a Oficina de Cartuns, que acontece no sábado (22), às 9h, no Galpão das Oficinas, com o artista gráfico Heitor Salas. O espaço também segue com exposições como “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi” e “Mostra Epô Dendê – Sangue da Bahia”, abertas ao público de terça a domingo, das 10h às 18h.
Para mais informações sobre horários e inscrições nas oficinas, os interessados podem acessar os canais oficiais do IPAC e dos museus participantes.

Fotos: Divulgação