ExposiçãoViver Arte

Galatea apresenta exposição inédita neste mês, em Salvador

A Galatea Salvador e a Fortes D’Aloia & Gabriel anunciam uma colaboração inédita para a realização da exposição “Corpos terrestres, corpos celestes”, com abertura marcada para o dia 30 de janeiro de 2025. A mostra coletiva, que integra o calendário cultural da cidade, celebra a conexão entre arte e identidade, dialogando com as festividades de Iemanjá, comemoradas em 2 de fevereiro.

Com curadoria de Tomás Toledo, a exposição reúne obras de Miguel dos Santos (Caruaru, 1944), representado pela Galatea, e das artistas Erika Verzutti (São Paulo, 1971), Gokula Stoffel (Porto Alegre, 1988) e Pélagie Gbaguidi (Dakar, 1965), vinculadas à Fortes D’Aloia & Gabriel.

Parte fundamental do projeto da Galatea Salvador é criar um espaço de trocas, de intercâmbio intelectual e cultural entre o Sudeste e o Nordeste e, nesse sentido, a parceria com a Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura uma série de colaborações que pretendemos realizar com outras galerias.

Tomás Toledo
Curador e sócio fundador da Galatea

A exposição também marca o primeiro aniversário da Galatea Salvador, consolidando a galeria como um polo de intercâmbio cultural no Nordeste. Desde sua inauguração, em 31 de janeiro de 2024, no histórico Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, a Galatea tem desempenhado um papel significativo no cenário artístico e cultural da capital baiana, contribuindo para a revitalização do centro histórico.

O edifício, famoso por abrigar o mural “A colonização do Brasil”, obra de Carybé tombada pelo IPHAN, é um símbolo do patrimônio cultural de Salvador, e sua ocupação pela Galatea reforça a vocação da cidade como centro de arte e cultura.

Durante a mostra, a artista senegalesa Pélagie Gbaguidi, de origem beninense, estará em Salvador para uma residência artística no Pivô Salvador, onde aprofundará suas investigações sobre a herança afrodiaspórica. Sua pesquisa explora as conexões entre cultura popular, dança, música e os impactos históricos do colonialismo.

Serviço: Exposição "Corpos terrestres, corpos celestes"
Quando: Abertura em 30 de janeiro
Onde: Galatea (Edf. Bráulio Xavier, R. Chile, 22 - Centro)
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada Gratuita

Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *