A sexta-feira (2) começou com fortes chuvas em Salvador, resultando em alagamentos, deslizamentos e transtornos em diversas partes da cidade. Um dos fenômenos que mais chamou atenção foi a formação de uma tromba d’água na praia da Barra, registrada por moradores da região do Alto de Ondina.
A chuva começou ainda na madrugada e seguiu intensa pela manhã. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), ao menos dez deslizamentos de terra ocorreram nas primeiras horas do dia. A cidade está sob influência de uma frente fria desde quarta-feira (30), com agravamento das condições climáticas no feriado de 1º de maio.
A previsão do tempo indica que a instabilidade deve persistir. Há 90% de chance de chuvas moderadas a fortes nesta sexta e também no sábado (3). No domingo (4), a possibilidade de chuva cai para 40%, com previsão de pancadas mais leves.
O que é a tromba d’água?
O fenômeno observado no litoral soteropolitano se assemelha a um tornado, mas ocorre exclusivamente sobre a água. Ele se forma quando correntes de ar giratórias em alta velocidade entram em contato com a superfície aquática, criando uma coluna que se projeta até as nuvens — um espetáculo raro, mas natural em cenários de instabilidade atmosférica.
Foto: Reprodução/Instagram