Revista Viver Vitória

Teatro Vila Velha celebra Novembro Negro com programação internacional e intercultural

O Teatro Vila Velha, em celebração ao Mês da Consciência Negra, apresenta uma programação especial que mescla teatro, dança e música com um olhar voltado para as raízes culturais africanas e afro-diaspóricas. Intitulado “O Vila Ocupa a Cidade”, o projeto destaca eventos que vão até o dia 8 de dezembro, ocupando o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

Com curadoria de Cristina Castro, diretora de projetos do Teatro Vila Velha, a programação tem como destaque residências artísticas internacionais, apresentações teatrais e workshops que exploram a descolonização do corpo e a ancestralidade afro-diaspórica. Uma das atrações é a residência artística Tremuria Project, conduzida por Pak Ndjamena, coreógrafo e dançarino moçambicano. Entre os dias 11 e 13 de novembro, no MAB, Ndjamena propôs reflexões sobre corpo, espaço e tempo, utilizando uma linguagem contemporânea que equilibra controle e liberdade.

Espetáculo Esse Caminho Longe | Créditos: Divulgação

Já entre 25 e 29 de novembro, das 10h às 13h, o MAM recebe a residência Memórias Afrodiaspóricas do Sul Global, orientada pelo colombiano Rafael Palácios, em parceria com o percussionista William Camilo Perlaza Micolta. A proposta trabalha a dança como expressão de resistência cultural, combatendo estereótipos racializados. O resultado será apresentado ao público no dia 30 de novembro, às 16h, em uma mostra no MAM.

Teatro e multiculturalismo com “Esse Caminho Longe”

Outro ponto alto da programação é a estreia da peça “Esse Caminho Longe”, uma coprodução entre Brasil, Portugal e São Tomé, dirigida por Marcio Meirelles e Graeme Pulleyn. A montagem, que reúne teatro, música ao vivo e projeções de vídeo, conta a história de uma mulher afastada de sua terra natal e sua busca pela reconexão com suas origens.

Com três atrizes (duas negras e uma branca) e um palco em forma de cruzamento, a peça promove reflexões sobre escravidão, identidade e recomeços. As apresentações também destacam a forte interação com o público e o impacto emocional das performances. Além das apresentações artísticas, a programação inclui a exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil”, no MAB, destacando a trajetória do Teatro Vila Velha como um espaço de resistência e inovação cultural.

A programação completa está disponível nas redes sociais do Teatro Vila Velha.

Espetáculo Esse Caminho Longe | Créditos: Divulgação
Serviço: Esse Caminho Longe
Onde: Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória, Salvador)
Quando: 29 de novembro a 8 de dezembro (sextas e sábados, às 19h; domingos, às 17h)
Ingressos: R$ 40 (inteira); R$ 20 (meia entrada)
Venda através do Sympla e na bilheteria do espaço.

Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile