Como diferentes tradições religiosas expressam o sagrado por meio da arte? Essa foi a provocação que inspirou os estudantes do 9º ano do Colégio Antônio Vieira a mergulharem em uma jornada de descobertas e criatividade. O resultado foi o projeto “Expressões do Sagrado”, que uniu os componentes curriculares de Ensino Religioso e Arte em uma proposta interdisciplinar e sensível.
Guiados pelos professores Jacinto Gomes (Ensino Religioso) e Lívia Ayres (Arte), os alunos exploraram elementos simbólicos, estéticos e espirituais de diversas manifestações de fé, como o hinduísmo, islamismo, judaísmo, cristianismo, religiões dos povos originários e tradições de matriz africana, como o candomblé.
As reflexões tomaram forma em painéis artísticos, nos quais os jovens traduziram suas aprendizagens de maneira visual, expressiva e autoral.
Mais do que conhecer diferentes crenças, o projeto teve como proposta fomentar o respeito, o diálogo e o olhar empático
É buscar compreender o que é sagrado para si e para o outro, dentro de um processo libertador, portanto, que ganha visibilidade na dimensão artística.
Professor Jacinto Gomes
Para a estudante Lara Argolo, que se identifica como católica, a experiência foi enriquecedora. “Acho importante esse compartilhamento com os outros sobre o que aprendemos a respeito das diversas religiões. Fica a esperança que todo o mundo também conheça outras religiões diferentes da sua, respeitando a crença e a beleza cultural de cada uma”, contou.
Fonte: Colégio Antônio Vieira
Fotos: Secom/CAV