O verão em Salvador ganha um toque especial de inclusão com o ParaPraia, iniciativa que oferece banho de mar assistido e gratuito para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. A edição de 2025 celebra os 10 anos do projeto, com atividades programadas para os dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, das 8h às 12h, na praia Bacia das Moças, localizada em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), em Ondina.
Para garantir conforto e segurança, o projeto disponibiliza uma infraestrutura completa: quiosques de apoio para os participantes, pista de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e flutuadores adaptados. O banho assistido é realizado por uma equipe de voluntários treinados, composta por professores e estudantes de diversos cursos da Universidade Salvador (UNIFACS), incluindo Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Comunicação.
É uma honra para a UNIFACS fazer parte de uma iniciativa tão transformadora como o ParaPraia, que, ao longo de 10 anos, tem promovido inclusão e cidadania. Essa parceria reforça nosso compromisso com ações que vão além do ambiente acadêmico e impactam diretamente a vida das pessoas. Estamos felizes em contribuir com a dedicação de nossos professores e estudantes para tornar essa edição histórica ainda mais especial.
Bruno Soares
Diretor da Universidade
Fabiane Fontoura, professora do curso de Medicina da UNIFACS e coordenadora técnica do ParaPraia, explica que todos os voluntários passam por treinamentos específicos para atender às necessidades dos participantes. Ela destaca atribuições como recepção e orientação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus acompanhantes; transferência para cadeiras de rodas adaptadas; apoio durante o banho e acolhimento pós-banho, inclusive no aspecto emocional.
Projeto ParaPraia 2025
Onde: Praia Bacia das Moças, Ondina
Frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR)
Quando: 1º, 02, 08, 09, 15, 16, 22 e 23/02, das 8h às 12h
Fotos: Divulgação