Revista Viver Vitória

Palacete TiraChapéu inicia Programa de Responsabilidade Socioambiental

O Palacete TiraChapéu, em parceria com a Elysium Sociedade Cultural, lançou nesta quarta-feira (19) um ambicioso Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial. O projeto busca aliar sustentabilidade, capacitação profissional e restauração para incentivar a preservação do patrimônio cultural. A iniciativa foi apresentada em um evento que reuniu importantes instituições e personalidades do setor, que atuarão como parceiros ao longo da execução do programa.

Os cursos de formação profissional são voltados para arquitetos, engenheiros, gestores culturais e demais interessados na área de restauro e gestão do patrimônio histórico. As formações disponíveis incluem “Preservação e Restauro de Edifícios Históricos”, “Análise e Avaliação do Patrimônio Edificado” e “Gestão do Patrimônio Cultural”. As inscrições estão abertas até o dia 31, através do site oficial do Palacete.

Entre os apoiadores estão Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Hermano Guanais, superintendente do Iphan na Bahia; Marcelo Ferreira Lemos Filho, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA); Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, e Itamar Musse, empresário e marchand. Conhecido por seu trabalho com arte sacra, Musse também será patrono das primeiras turmas dos cursos de capacitação oferecidos pelo programa, cujas inscrições já estão abertas.

No dia 27 de maio, durante o Fórum de Sustentabilidade de Salvador, serão apresentados os projetos desenvolvidos pelo Palacete TiraChapéu e seus parceiros, além de debates sobre ações para revitalizar centros históricos e promover melhorias no ecossistema socioambiental e cultural da cidade. De acordo com Marcelo Safadi, arquiteto responsável pelo restauro do Palacete, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais que atuam na transformação de centros históricos ao redor do mundo.

SERVIÇO
Programa Socioambiental
Duração: Abril a Junho/2025
Inscrições: 18 a 31 de março
Formulário: Site Oficial

Fotos: Lucas Assis

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile