AconteceMúsica

Olodum homenageia Zumbi dos Palmares no Dia da Consciência Negra com show no Pelourinho

O Pelourinho, coração histórico de Salvador, será tomado por ritmos e significados nesta terça-feira (19), às 19h, com a apresentação especial do Olodum na Casa do Olodum. O evento marca a abertura oficial das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, dentro da programação do Salvador Capital Afro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A data, que reverencia a memória de Zumbi dos Palmares, líder histórico da resistência contra a escravidão, ganha ainda mais força com a performance do Olodum. Há quatro décadas, o grupo utiliza a música e a cultura como ferramentas de resistência e conscientização, promovendo o Festiquilombo durante todo o mês de novembro.

Vamos celebrar, com grande honra, o legado, a memória e a luta de Zumbi pela libertação do povo negro. Da varanda da Casa do Olodum, no Pelourinho, um local de referência para comunidade afro-baiana e internacional, que já recebeu diversas personalidades que combatem o racismo e a discriminação, a poderosa percussão do Olodum e os cantores farão uma apresentação histórica e emocionante para a população.

Jorginho Rodrigues
Presidente-executivo do Olodum

Festiquilombo: 40 anos de resistência cultural

Rodrigues, representante do grupo, destaca a importância do Festiquilombo, iniciativa que há 40 anos traz à tona reflexões sobre a luta contra a escravidão e a celebração da cultura negra. Durante o mês de novembro, o festival é um espaço de memória e diálogo, com ações que reforçam a necessidade de continuar a luta por justiça racial e igualdade.

Com o evento na Casa do Olodum, o Pelourinho se transforma novamente em um palco de celebração e resistência, onde música, história e ancestralidade se encontram para honrar Zumbi e inspirar as novas gerações. “Zumbi é celebrado em diversas canções do Olodum que farão parte desse espetáculo, que leva, acima de tudo, a mensagem constante e permanente do Olodum contra todas as formas de discriminação e violência”, completou o presidente.

Serviço: Salvador Capital Afro
Onde: Casa do Olodum (R. Maciel de Baixo, 22 - Pelourinho)
Quando: 19 de novembro, às 19h

Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *