Nossa sociedade está em constante mudança, e a educação precisa acompanhar esse ritmo. As habilidades e os conhecimentos que eram importantes já não são mais suficientes. Atualmente, os pais têm buscado uma educação de qualidade e credibilidade para os filhos, que os prepare para ingressar nas melhores universidades nacionais ou internacionais, capacitando-os para alcançar o sucesso acadêmico, profissional ou pessoal.
O IB (International Baccalaureate) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são programas educacionais distintos, que oferecem aos alunos do Ensino Médio diferentes caminhos para a formação e o desenvolvimento de habilidades essenciais. Ambos podem servir como ferramentas valiosas na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou outros vestibulares.

Mas, o que é o currículo IB?

É um programa de ensino internacional rigoroso e abrangente, que visa formar alunos para os desafios do mundo globalizado. Entre suas principais características estão: abordagem holística, pensamento crítico, comunicação eficaz e consciência global.
Foco na formação integral
A BNCC, implementada em 2017 no Ensino Médio, tem como foco a formação integral, a exemplo do pensamento crítico, comunicação eficaz, trabalho em equipe e responsabilidade social.
Apesar das diferenças na estrutura, avaliação e foco, ambos os currículos contribuem para a formação integral, uma vez que enfatizam o desenvolvimento de habilidades fundamentais em qualquer área de atuação, além de incentivarem os estudantes a serem autônomos, através da pesquisa e da investigação, estimulando o senso crítico e a busca por soluções inovadoras.
Por fim, a jornada para o sucesso não se limita à escolha entre um currículo ou outro. O importante é que sejam aproveitadas ao máximo oportunidades de aprendizagem oferecidas em cada programa, e que sejam desenvolvidas habilidades e competências fundamentais para o Ensino Superior e a vida profissional. A dedicação, o esforço e a persistência serão os principais aliados na conquista de cada objetivo.
“A dedicação, o esforço e a persistência serão os principais aliados na conquista de cada objetivo”
– Graciela Coracini, diretora da Land School Federação.

Graciela Coracini é professora, mestre em Educação e Tecnologias, com graduação em Ciências Sociais e Letras Espanhol. É diretora (head) da Land School –Federação, tendo ainda destacada atuação em projetos educacionais como pesquisadora.
Land School

A Land School, extensão da Gurilândia, é uma instituição de ensino que se destaca por desenvolver uma proposta pedagógica inovadora voltada para alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto da escola combina uma instrução acadêmica bilíngue – em Português e Inglês – com o uso eficiente e criativo dos espaços e dos recursos tecnológicos disponíveis.
A abordagem pedagógica da Land School é flexível e dinâmica, refletindo a necessidade de preparar os estudantes para os desafios de um mundo em constante mudança. A escola acredita que a vida escolar deve capacitar os indivíduos a adaptar continuamente suas formas de aprender e interagir com o conhecimento.
Site: wwww.landschool.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (71) 3021-2550
Endereço: R. José Wilson de Vasconcelos, 05 - Federação, Salvador