No próximo dia 30 de maio, às 17h, o Museu de Arte da Bahia, em Salvador, será palco do lançamento da biografia de D. Luigi Maria Verzé, fundador do Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária. A cerimônia será acompanhada da abertura da exposição “Biografias Transfiguradas”, em tributo à trajetória de um dos nomes mais marcantes da integração entre fé, ciência e humanismo na medicina contemporânea.
Figura central na criação do Hospital São Rafael e de outras iniciativas voltadas ao cuidado integral da saúde, D. Luigi deixou um legado que ultrapassa os limites da prática médica tradicional. Desde a fundação do Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia, em 1980, até a recente criação do Ambulatório Social Luigi Verzé, que já realizou mais de 20 mil atendimentos gratuitos, a atuação do Monte Tabor reforça a missão de unir assistência, ensino e pesquisa — com foco especial nas populações mais vulneráveis.
O evento também celebra os frutos do trabalho social da instituição, como o Centro de Educação Profissional Ludovica, que, apenas em 2024, capacitou mais de 700 pessoas, muitas delas em situação de desemprego, oferecendo novas oportunidades por meio da formação gratuita.
A exposição “Biografias Transfiguradas”, que fica em cartaz até 20 de junho, propõe um olhar poético sobre a vida de D. Luigi, entrelaçada à produção artística do médico e artista Tripoli Gaudenzi. A mostra reflete sobre o papel transformador da arte, da espiritualidade e da sensibilidade na medicina, sugerindo um caminho mais humano para o exercício clínico.
SERVIÇO
Exposição “Biografias Transfiguradas”
Quando: 30 de maio, às 17h
Onde: Museu de Arte da Bahia
Fotos: Divulgação