O maximalismo está de volta com força total na moda contemporânea, trazendo consigo uma explosão de cores vibrantes, estampas audaciosas e acessórios exuberantes. Após anos dominados pelo minimalismo e pela simplicidade elegante, o maximalismo ressurge como uma celebração do “mais é mais”.
“Ao contrário do minimalismo, que se concentra na simplicidade e na redução de elementos, o maximalismo abraça a ideia de “mais é mais”, ele envolve a utilização de elementos que criam designs que são ricos em detalhes e visualmente impactantes”, explica a atriz e influenciadora digital, Pri Pena.
Originado nos movimentos artísticos dos anos 80, o maximalismo na moda valoriza a diversidade e a criatividade, promovendo a combinação ousada de estilos, épocas e influências culturais, encorajando a experimentação e a ousadia, desafiando as convenções estéticas e propondo novas formas de contar histórias através da moda.
Peças consideradas maximalistas
Ótimos exemplos incluem brocados, brilhos, rendas, bordados, pedrarias, franjas, aplicações em geral, acessórios em tamanhos maiores, roupas volumosas, com laços e babados.