O Instituto Cervantes de Salvador traz pela primeira vez à capital baiana uma festa completa em homenagem ao Dia dos Mortos, tradicional celebração mexicana de reverência aos antepassados. Em clima de festa e com uma rica programação, o evento acontece até o dia 4 de novembro, com atividades especiais no dia 1º de novembro, sexta-feira, promovendo uma experiência imersiva e gratuita para o público.
Um dos pontos principais do evento é o altar montado em homenagem a ícones musicais, como a cantora brasileira Gal Costa, a costa-riquenha/mexicana Chavela Vargas e a espanhola Maria Dolores Pradera. Decorado com elementos típicos do Dia dos Mortos, o altar pode ser visitado no centro cultural espanhol, oferecendo aos soteropolitanos um pouco da cultura e simbologia desse importante dia na tradição mexicana.

A programação do dia 1º de novembro inclui diversas oficinas e atividades que vão explorar o simbolismo da data. A partir das 17h, o público será recebido com uma introdução ao Dia dos Mortos, seguida por oficinas de artesanato, maquiagem de “catrinas” e “catrinos” — figuras representativas da festividade mexicana —, e a criação de “calaveritas literárias”, poemas satíricos escritos como epitáfios, que são tradicionalmente parte da celebração. Conhecida na cultura popular, La Catrina simboliza a figura de uma dama elegante e é um dos ícones mais reconhecidos do Dia dos Mortos.
A celebração do Dia dos Mortos no Instituto Cervantes de Salvador promete ser uma experiência única para conhecer mais de perto as tradições mexicanas e sua relação com a memória e a celebração da vida, em um evento marcado pela beleza e diversidade cultural.

Serviço: Dia dos Mortos mexicano no Instituto Cervantes Salvador
Quando: 01 de novembro, a partir das 17h
Onde: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792 – Salvador)
Entrada gratuita
Fonte: Instituto Cervantes de Salvador
Fotos: Divulgação