Revista Viver Vitória

A escritora Lucianna Ávila revisita a história da Mouraria em novo livro infantil

Tem muitos baianos que não sabem a origem do bairro Mouraria. O bairro central de Salvador foi batizado com este nome em homenagem aos Mouros, descendentes portugueses que acamparam na região. Morada, o mais novo livro infantil da escritora baiana Lucianna Ávila, revisita a história e traz curiosidades sobre a Mouraria, com um toque de ludicidade e ancestralidade que o conto traz nas entrelinhas.

O novo projeto literário da autora será lançado dia 30 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na capital baiana. Como já é marca da autora, crianças e leitores de todas as idades serão presenteados com uma contação musicada de história que tem a direção musical do violonista, arranjador e parceiro Marcos Bezerra e a participação do percussionista Diego Sodré. 

“Morada nasceu da curiosidade sobre a origem do bairro, nossa ancestralidade e a paixão pelas culturas  Moura e Cigana. ‘O livro é um convite para a ludicidade, uma forma de encarar a vida com mais colorido e leveza’, define a escritora Lucianna Ávila.

A história que habita as páginas de Morada navega na relação de afeto entre a avó Constância e sua neta Carmen. O laço de carinho entre as gerações esbarra no aparente conflito de interesses, entre tradição e inovação. A matriarca da família tenta aproximar a pequena da riqueza cultural dos ancestrais que residiam no bairro da Mouraria. A menina preferia o recolhimento da escrita. “Carmem era a Moura que morava na Mouraria, e seu coração era a morada da poesia”, descreve a autora.

No tempo certo, regado à paciência e amorosidade, os propósitos se encontraram na mesma rua, cruzaram a mesma esquina. A união de conhecimento, criatividade e sensibilidade tem endereço certo: a felicidade. A menina curiosa pela tradição e saberes conseguiu se conectar com a avó pelas rimas e afeto que transbordavam para além dos laços de sangue. Passado e futuro passaram a dividir a mesma morada na poesia.

E as páginas do livro vão abrindo portas para todos que descobrem o valor de celebrar a vida com propósito, com música, dança, canto e conto. 

A autora

Morada é o quarto livro infantil da escritora baiana Lucianna Ávila. Desde 2017, a autora lançou outras três obras: O voo da Xica, que narra a fábula onde uma passarinha tem o sonho de aprender a voar, o ebook Semente de Enchente, que aborda com ludicidade, o desconforto e as descobertas do período menstrual, e Domingos da Luz, história que transita entre o passado da família e a ficção que brota da sua imaginação fértil. Escritora e contadora de histórias, Lucianna Ávila é poeta e tem encantado crianças e adultos em escolas e bibliotecas da capital baiana.

“Começar a fazer contações foi o que me ajudou a lidar com a timidez… Narrar e apresentar contos para as crianças faz com que eu expresse a minha criança interior”, reflete. 

A escritora leva sua arte cheia de imaginação e literatura para crianças

Em suas apresentações, a música é convidada de honra da poesia. Em todos os seus livros, a narrativa se transforma em poema que se torna matéria-prima nas mãos do talentoso músico e parceiro de jornada Marcos Bezerra. Seus livros trazem QRCodes que embalam canções autorais produzidas pela dupla. Morada encanta também pelos olhos. O colorido das lustrações é assinado pela designer Emy Morais, que morava na Bahia, hoje mora em Portugal e estréia na cena literária com Morada. Emy aceitou o desafio de dar cores e vida às personagens da obra. 

Morada chega ao mercado pelas mãos cuidadosas de Eliana Oubiña, fundadora da editora Pé de Pitanga, que destaca a sintonia de todos os envolvidos na elaboração e construção do projeto editorial.

“Os leitores não têm noção da longa cadeia de profissionais envolvidos na produção de um livro. Existe uma equipe enorme e talentosa por traz de cada projeto literário. E nosso desejo é único: que a poesia faça morada no coração de cada leitor”, conclui Eliana Oubiña. 

O que? Lançamento do livro infantil Morada, de Lucianna Ávilla
Quando? Sábado, 30 de novembro, às 10h30
Onde? Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Quanto? Evento gratuito. Valor de capa do livro R$ 53,00
Sair da versão mobile