Evento de lançamento acontece no dia 11 de março e apresenta as pessoas residentes que trarão novas perspectivas sobre meio ambiente e arte para Salvador
O Goethe-Institut Salvador-Bahia lançará, no dia 11 de março, a edição 2025 do programa de residência artística Vila Sul. O evento será realizado às 17h, no espaço KreativLab, na sede do instituto, no Corredor da Vitória, e reunirá artistas, pesquisadores e membros da cena cultural da cidade. Com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade – Reconhecendo Limites”, este novo ano do programa internacional trará reflexões sobre os desafios ambientais e sua interseção com a arte contemporânea.
À frente da operação do programa, Leonel destaca que a proposta deste ano amplia as discussões sobre sustentabilidade, um eixo que será bastante discutido em um ano em que o Brasil sediará a COP-30 em Belém (PA), em novembro. “As pessoas residentes da Vila Sul são livres para se conectar com o tema e a cidade a partir de sua área de atuação. Mas, a conexão entre os assuntos em debate local, regional e mundial, dentro do programa, é sempre atual e pertinente.”, explica.
Segundo Leonel, a residência Vila Sul funciona como plataforma interativa, onde artistas e pesquisadores desenvolvem, pesquisas, experimentações e trabalhos que dialogam com o território, trocam experiências e compartilham seus processos criativos. A estrutura do programa mantém o modelo já consolidado de três grupos ao longo do ano, cada um formado por quatro residentes de diferentes países e disciplinas.
Neste ano de 2025, o primeiro grupo, que inicia sua estadia em 31 de março e segue até 1º de junho, será composto pela artista visual cambojana Sreymao Sao, pelo arquiteto e artista visual colombiano-holandês Roberto Uribe-Castro, pelo artista visual brasileiro-alemão Francisco Klinger e pela pesquisadora e ativista ambiental brasileira-alemã Ellen Gomes. afirma Henckes.
Além do período de residência, o público poderá acompanhar diversas atividades abertas, como exposições, rodas de conversa e workshops conduzidos pelas próprias pessoas residentes.
O critério de seleção e curadoria de residentes sempre busca a diversidade de olhares e abordagens, criando um ambiente fértil para o intercâmbio de ideias […] Queremos que Salvador não seja apenas um cenário para as pessoas artistas, mas um espaço de trocas efetivas e duradouras, onde o público possa se envolver com as pesquisas e criações desenvolvidas aqui e eventualmente iniciar diálogos criativos serão desdobrados em outros projetos e encontros.
Leonel Henckes, diretor operacional do Programa Vila Sul
O evento de lançamento acontecerá no KreativLab, espaço que abriga um makerspace equipado com ferramentas como impressora 3D e cortador a laser. Segundo Leonel, o local foi escolhido justamente por seu caráter experimental e inovador.
O KreativLab é um ambiente dentro do Goethe-Institut Salvador que, além de receber muitos eventos ao longo do ano, estimula a colaboração e a produção criativa, características que estão no cerne do Vila Sul.
Leonel Henckes, diretor operacional do Programa Vila Sul
Para quem tiver interesse em acompanhar o programa ao longo do ano, o Goethe-Institut Salvador-Bahia divulgará a programação completa em seu site e redes sociais. “O Vila Sul é um convite para refletirmos sobre os desafios do presente e do futuro da perspectiva do Sul Global, é uma plataforma de encontros, trocas e desenvolvimento de ideias que tem a arte como ferramenta de questionamento e transformação”, conclui Leonel.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação/Fabio Bouzas