No dia 23 de novembro, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves recebe o aclamado espetáculo Amor Azul, uma ópera-canção assinada pelo cantor e compositor Gilberto Gil em colaboração com o maestro italiano Aldo Brizzi. A obra, que conta com a Orquestra e Coro da Neojiba e solistas do Núcleo de Ópera da Bahia, será apresentada pela primeira vez na capital baiana após temporadas de sucesso em Paris e São Paulo.
Inspirada na história de amor mística entre o deus hindu Krishna e a mortal Radha, Amor Azul mergulha em uma narrativa construída com 40 canções inéditas compostas por Gil e Brizzi. Mais de 150 artistas, entre músicos, cantores e bailarinos, se apresentarão em uma encenação que une a música de concerto com o samba, a bossa nova e ritmos tradicionais indianos e afro-brasileiros.
Uma história que atravessa eras e culturas
Em dois atos, a ópera apresenta a jornada de amor entre Krishna e Radha, alternando entre cenários que remetem à antiga Índia e ao contemporâneo Brasil. Gilberto Gil interpreta o poeta Jayadeva e o deus Vishnu, conduzindo o público pela trama com músicas que integram orquestra sinfônica e balé indiano com vozes populares e coro lírico. Essa fusão de elementos é reforçada pelo uso de instrumentos como o veena, típico da música indiana, e os tambores afro-brasileiros.
A conexão de Gil com o hinduísmo é de longa data e remonta à década de 1960, quando o compositor começou a explorar a espiritualidade oriental e a meditação. Essa trajetória se manifesta em canções conhecidas como Se Eu Quiser Falar com Deus e Andar com Fé, consolidando o interesse do músico pela fusão de culturas e tradições religiosas diversas.
É um poema de mais de mil anos atrás que trata de vários deuses indianos e tramas afetivas e amorosas entre eles, o amor de Krishna e Radha, dois grandes personagens místicos e míticos da tradição hindu. O plano é ter a ópera completamente encenada em breve.
Gilberto Gil
Músico
Estreia Amor Azul: ópera de Gilberto Gil e Aldo Brizzi em Salvador
Quando: 23 de novembro (sábado), às 18h30
Onde: Concha Acústica - Teatro Castro Alves
Ingressos: De R$50,00 a R$180,00
Bilheteria: Bilheteria do TCA, sem adição de taxa de serviço
Compra online: Sympla
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação