A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) já tem data marcada para 2025. O evento, que é referência no cenário cultural brasileiro, acontece entre os dias 6 e 10 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.
Promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, a festa chega à sua nona edição, reafirmando-se como uma das mais importantes celebrações literárias do país. Durante cinco dias, o evento promete transformar o coração do Pelourinho em um palco multicultural, unindo literatura a expressões artísticas como música, teatro, artes visuais e gastronomia.
A FLIPELÔ se consolidou no calendário nacional das festas literárias. Talvez sejamos a maior entre todas com uma programação que é toda gratuita. Fomos abraçados pela comunidade do Pelourinho, que soma na construção da festa. A cada ano aumenta o público baiano e de outros estados.
Angela Fraga
Diretora Executiva da FCJA

Segundo Angela, a FLIPELÔ vai além de um evento cultural, destacando-se também pelo impacto significativo na economia do Centro Histórico. Na edição de 2024, a festa gerou mais de mil postos de trabalho diretos e outros dois mil indiretos. A programação ocupou 153 espaços públicos e privados da região e reuniu 151 autoras e autores nacionais e internacionais, reforçando sua relevância artística e econômica.
Quanto à personalidade homenageada em 2025, Fraga adiantou que a escolha ainda está em discussão. “A única definição que já tomamos é que será uma pessoa da Bahia e amiga de Jorge Amado”, explicou.
Fotos: Divulgação