Revista Viver Vitória

Exposição no MAB celebra a relação de Carybé com o povo baiano

A partir desta quinta-feira (19), o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, recebe a exposição “Carybé e o Povo da Bahia”, uma homenagem ao legado do artista argentino que encontrou em Salvador sua inspiração para retratar a essência da Bahia.

A mostra reúne um amplo acervo de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que traduzem a identidade cultural baiana sob a perspectiva singular de Carybé. Por meio de suas obras, o artista explora os costumes, paisagens e personagens que compõem a rica diversidade da Bahia, destacando tanto os aspectos vibrantes da “baianidade” quanto as tensões sociais, raciais e econômicas do estado.

Uma imersão na obra de Carybé

Entre os destaques da exposição estão 227 desenhos originais em nanquim sobre papel, criados pelo artista para ilustrar seis dos dez cadernos da Coleção Recôncavo, lançada em 1951. Encomendadas por Anísio Teixeira, educador e escritor brasileiro, essas obras retratam cenas do cotidiano de Salvador e celebram manifestações culturais e religiosas que marcam a identidade do povo baiano.

Ao todo, mais de 300 peças estão em exibição, incluindo outras obras do acervo do MAB. A curadoria propõe uma nova abordagem expográfica, ressignificando a narrativa histórica ao incluir contextos sociais e culturais frequentemente ignorados em exposições tradicionais.

Serviço: Exposição "Carybé e o povo da Bahia"
Quando: 19 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória)
Entraga Gratuita

Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile