A obra da renomada cartunista Laerte Coutinho ganha destaque na exposição Trans Laerte, que chega ao Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC) a partir desta sexta-feira (13). A mostra reúne cerca de 400 criações da artista, incluindo cartuns, tirinhas e charges, apresentando um panorama dos mais de 50 anos de sua carreira.
Aberta ao público até 23 de fevereiro de 2025, a exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 20h. Antes de desembarcar em Salvador, Trans Laerte passou por Brasília e Curitiba, integrando um circuito nacional de celebração da trajetória de uma das figuras mais influentes das artes gráficas no Brasil.
Fico feliz e honrada por ter meu trabalho exposto em Salvador. Essa mostra traz um apanhado bem extenso do que já andei produzindo na vida, graças à curadoria atenta do Nobu Chinen. Sinto muito mesmo não poder estar presente e abraçar as pessoas dessa cidade tão gozosa – espero que curtam visitar, como eu curti desenhar.
Laerte Coutinho
Cartunista
O acervo apresenta desde os primeiros trabalhos da artista na revista amadora Balão, fundada por Laerte em 1974, até as charges publicadas diariamente na Folha de S. Paulo. A curadoria foi realizada por Nobu Chinen, especialista em histórias em quadrinhos e pesquisador da linguagem no Brasil, que enfrentou o desafio de selecionar as obras mais representativas da vasta produção de Laerte.
A exposição é fruto do Edital Funarte das Artes 2023 – Artes Visuais Marcantonio Vilaça e promete encantar o público com o humor inteligente, traços marcantes e reflexões provocativas que caracterizam o trabalho de Laerte Coutinho.
Serviço: Exposição "Trans Laerte"
Quando: Até 23 de fevereiro de 2025
Visitação: de terça-feira a domingo das 10h às 20h
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Rua da Graça, 284 - Graça)
Entrada Gratuita
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação