Revista Viver Vitória

Espetáculo sobre origens do Candomblé Ketu estreia em Salvador

Salvador será palco da estreia do espetáculo inédito “Candomblé da Barroquinha”, uma montagem que explora as raízes do Candomblé Ketu, a maior e mais popular nação dessa religião no Brasil. O espetáculo ficará em cartaz no Espaço Cultural da Barroquinha de 24 de janeiro a 9 de fevereiro. Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.

Sob a direção de Thiago Romero e texto de Daniel Arcades, a peça combina elementos ficcionais e históricos para narrar as vivências de Marcelina, uma jovem abian (iniciante no Candomblé), e a dinâmica de sua comunidade religiosa. A obra, baseada em uma profunda pesquisa sobre a origem do Candomblé, apresenta um olhar sensível sobre a cultura e os rituais dessa tradição afro-brasileira.

Nosso povo merece conhecer a história das mãos que fizeram este país. A arte tem como um de seus compromissos reinventar universos, heróis e heroínas para seus apreciadores e assim estamos fazendo. Por mais que nos faltem dados, não nos falta a memória do corpo, a memória das vozes esquecidas e os documentos não-oficiais. Estamos aqui para contar uma história pouco conhecida e muito necessária para nossa população.

Thiago Romero
Diretor

O elenco reúne talentos de destaque da cena teatral baiana, incluindo Nitorê Akadã, Yalorixá do Ilê Axé Egbe Omi N’lá, Fernanda Silva, Larissa Libório, Shirlei Silva, Antonio Marcelo e Diogo Teixeira. A coreografia é assinada por Nildinha Fonseca, renomada coreógrafa e bailarina do Balé Folclórico da Bahia, enquanto a direção de produção é de Laise Castro.

Serviço: O Candomblé da Barroquinha
Quando: 25 de janeiro, às 19h | 09 de fevereiro, às 18h30
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Ingressos: Sympla

Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile