A escritora mexicana Brenda Ríos participou, na última quinta-feira (21), de um bate-papo sobre o seu novo livro “Tudo vive no meio da terra”, publicado no Brasil pela editora Villa Olivia. O encontro aconteceu às 18h30, na sede do Instituto Cervantes Salvador, com entrada gratuita. A conversa contou com a mediação de Esther Blanco, coordenadora Acadêmica do Instituto Cervantes Salvador.
Conhecida por sua obra multifacetada, abrangendo poesia, ensaio e tradução, a poeta explora em seu trabalho temas como vida urbana, relações interpessoais e as complexidades da identidade. A relação com o Brasil é presente no trabalho da mexicana. Ríos também publicou o estudo “Ironía y silencio en la narrativa de Clarice Lispector” sobre o trabalho da escritora brasileira.

Sobre a autora
Ríos é autora de três livros de poesia (“Escenas del jardín”, “Aspiraciones de la clase media” e “La sexta casa”), além de ser reconhecida pelo trabalho notável como ensaísta e tradutora. Em obras como “Del amor y otras cosas que se gastan con el uso”, “Las canciones pop hacen pop en mí” e “Ensayos sobre lo cotidiano, lo ridículo, lo superfluo”, a escritora demonstra grande capacidade de análise crítica e aborda temas diversos, do amor à cultura pop, com inteligência e humor.
O talento de Brenda Ríos tem sido reconhecido através de importantes prêmios literários, incluindo o Prêmio Nacional de Poesia Ignacio Manuel Altamirano e o Prêmio Estatal de Poesia María Luisa Ocampo.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação/Xalom Freixas