No próximo sábado (29), moradores e turistas terão a oportunidade de visitar alguns dos principais equipamentos culturais de Salvador gratuitamente, como parte das comemorações pelos 476 anos da cidade. A iniciativa busca incentivar o público a explorar a riqueza histórica e artística presente na Cidade da Música da Bahia, nos Espaços Carybé e Pierre Verger, no Memorial 2 de Julho, na Galeria Mercado e nas Casas do Carnaval, do Rio Vermelho e das Histórias de Salvador.
Distribuídos por diferentes regiões da capital, como Comércio, Rio Vermelho, Lapinha e Barra, esses espaços oferecem visões distintas sobre Salvador. O Memorial 2 de Julho, por exemplo, destaca a luta pela Independência da Bahia, enquanto a Casa das Histórias de Salvador resgata o patrimônio da cidade. Já a Cidade da Música da Bahia celebra a identidade musical local, e os espaços Pierre Verger e Carybé homenageiam a arte e a fotografia.
Além da visitação gratuita, haverá atividades interativas ao longo do dia. A CHS e a Galeria Mercado promoverão o “Jogo de Dicas”, um desafio educativo no qual os participantes tentarão adivinhar pontos turísticos e monumentos de Salvador a partir de pistas sobre a história e a cultura da cidade. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

No Pelourinho, a Casa do Carnaval recebe, a partir das 14h, a oficina “Carnaval é Massa”, que propõe a confecção de representações artísticas com massa de modelar. Simultaneamente, nos Espaços Carybé e Pierre Verger (Porto da Barra), visitantes poderão participar do “Quebra-Cabeça dos Artistas”, atividade que convida o público a montar imagens de grandes nomes da arte soteropolitana. Já às 15h, no Memorial 2 de Julho (Lapinha), o “Quiz da Independência” trará desafios interativos para relembrar personagens históricos e heróis baianos da atualidade.
Fotos: Valter Pontes / Secom