SaúdeViver Bem

Dores crônicas: Educador físico dá dicas de prevenção e tratamentos


Junto com a caixa torácica, a coluna vertebral forma uma espécie de suporte que é ao mesmo tempo estável e móvel. O mau funcionamento desse conjunto articular pode provocar o surgimento de patologias como: protrusões discais, hérnias de disco, cervicalgias, dorsalgias, listeses, lombalgias, entre outras. Mas, o que fazer para melhorar? O Educador Físico, Jorge Antônio, alerta para a importância do exercício físico na prevenção e tratamento de dores crônicas.

Movimentar-se e dar mobilidade significa favorecer o alívio da dor. Para além disso, é preciso tomar uma série de medidas pensando também na prevenção. Confira:

Reduzir o peso corporal: o aumento da concentração de massa gorda provoca alterações musculoesqueléticas e consequente desequilíbrio do corpo, impactando no seu alinhamento.

Liberar tecidos importantes: estudos recentes mostram que indivíduos com músculos e fáscias “livres” (devidamente liberadas) apresentam menor queixa de dor na coluna.

Fortalecer músculos estabilizadores: são os músculos que formam a “parede” protetora da coluna, promovendo estabilidade aos movimentos e diminuição da pressão intra-articular. É importante que os músculos do centro da força (core) estejam fortes.

Corrigir a posição de dormir: evite dormir em decúbito ventral (barriga para baixo). A melhor posição é em decúbito lateral (de lado) com um travesseiro entre as pernas. Antes de levantar, fique de lado, flexione as pernas e apoie os braços. Depois de sentado, aguarde alguns segundos nessa postura e logo após, firme os pés no chão e levante-se com calma.

Aluna está na postura de extensão da coluna, com o objetivo de aliviar a dor lombar

É válido ressaltar a importância da prática regular de exercícios físicos. Dentre os vários benefícios promovidos, pode-se destacar a redução da inflamação pela restauração dos tecidos, juntamente com a redução da sensibilidade da dor, através da liberação de substâncias químicas naturais. Assim, ampliamos significativamente as possibilidades de tratamento e prevenção da dor.

Por Jorge Antônio
Educador físico, especialista em biomecânica e treinamento de força, personal trainer premium®️, coach e ex-atleta de futebol profissional.

CREF: 6464-G/BA
@jorgeantoniopersonal
71 99901-8064

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *