A tradicional “Sexta-feira da Gratidão” marca o encerramento do ano na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, reunindo devotos e turistas na última sexta-feira de 2024, dia 27 de dezembro. Comemorando 16 anos, a celebração reflete o espírito de gratidão tão característico da fé baiana, através de 13 missas consecutivas, realizadas de hora em hora, das 5h às 18h.
O evento nasceu do costume dos baianos de caminhar até a Igreja do Bonfim para agradecer pelas conquistas do ano, como explica o padre Edson Menezes, reitor da Basílica. “A ideia surgiu de um hábito natural dos baianos, que caminham até a Igreja do Bonfim como forma de agradecimento pelo ano que passou.”

Quem não puder estar presente poderá acompanhar a celebração pelas transmissões ao vivo das missas das 7h, 9h, 11h e 17h, disponíveis nos canais oficiais da Basílica. A agenda de fé segue em janeiro de 2025 com a novena preparatória, entre os dias 9 e 18, sempre às 19h, e culmina na Festa Solene do Senhor do Bonfim, em 19 de janeiro. Neste ano, a festividade celebra os 280 anos de devoção ao Senhor do Bonfim, com o tema “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós.”
Sexta-Feira da Gratidão
Quando: 27 de dezembro, das 5h às 18h
Onde: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
Fotos: Divulgação