No último dia 7 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira deu um importante passo na construção de um ambiente mais empático e acolhedor.
Durante um ato simbólico, a escola parou por alguns minutos no segundo tempo de aula para lançar oficialmente a campanha “Não ao Bullying. Sim à Paz”. Estudantes, professores e colaboradores se reuniram para ler e assinar um manifesto coletivo contra o bullying, que agora está impresso e distribuído em vários espaços do colégio, como lembrete constante do compromisso assumido por todos.
Temos no nosso DNA o cuidado com as pessoas, o acolhimento, para que todos sintam e tenham um ambiente propício para se desenvolver de forma plena. Como diz Santo Inácio, ‘em tudo amar e servir’ e estamos buscando que todos sigam nesse compromisso a serviço do amor e do cuidado uns com outros.
Sérgio Silveira, diretor-geral






A proposta é que a campanha se estenda ao longo de todo o ano letivo, reforçando práticas de diálogo, escuta ativa e respeito às diferenças. A iniciativa também inclui ações de conscientização sobre o cyberbullying, um desafio cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes conectados ao mundo digital.
O movimento reforça o papel da escola como um espaço de formação não apenas acadêmica, mas também ética e emocional — e o compromisso da comunidade do Vieira com a promoção da paz e da convivência saudável entre todos os seus integrantes.
Fonte: Colégio Antônio Vieira
Fotos: Divulgação/Ascom