AconteceCinema

Clássicos do cinema baiano em debate no Ciclo de Cinema da Bahia

O cinema baiano será celebrado no próximo dia 4 de dezembro, às 19h30, no Cine Glauber Rocha, com uma exibição dupla que revisita a obra do cineasta Daniel Lisboa. Os filmes “O Fim do Homem Cordial” (2004) e “Tropykaos” (2012) estarão em cartaz, seguidos por um debate com o diretor, proporcionando um mergulho na produção audiovisual da Bahia e suas conexões com temas políticos, sociais e existenciais.

A exibição dos filmes e o debate com Daniel Lisboa fazem parte do Ciclo de Cinema da Bahia, projeto realizado pelo Cine Glauber Rocha. A iniciativa é fruto do edital SalCine, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e da Prefeitura de Salvador, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

“Tropykaos” e a ultraviolência solar

Em seu primeiro longa-metragem, “Tropykaos” (2012), Lisboa nos conduz pelas ruas de Salvador durante um verão abrasador, acompanhando Guima, um jovem poeta atormentado pela incapacidade de finalizar seu primeiro livro. Enquanto tenta interagir com a cidade, ele é consumido por uma doença simbólica chamada “ultraviolência solar”, representando as pressões psicológicas e climáticas da capital baiana.

O roteiro, assinado por Lisboa e Guilherme Sarmiento, professor da UFRB, é uma exploração sensível das angústias individuais em um cenário urbano que reflete os desafios e as contradições da cidade.

Serviço: Ciclo de Cinema da Bahia
Quando: 4 de dezembro, às 19h30
Onde: Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves, 5 - Centro)
Ingressos: R$ 5,00 (preço único)
Informações: https://www.instagram.com/cineglauberrocha/

Fonte: Cine Glauber Rocha
Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *