O Largo do Porto da Barra, em Salvador, será palco da criatividade e do talento artesanal com a exposição “Sertão Vira Mar”, que estreia nesta segunda-feira, 23 de dezembro, na Casa do Artesanato da Bahia. A mostra apresenta peças exclusivas criadas por crocheteiras da capital baiana, resultado da trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras.
As peças estarão disponíveis para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 14h, permitindo que o público conheça a riqueza cultural expressa por meio do crochê. Durante dois meses de imersão criativa, as participantes do curso puderam transformar histórias de vida em arte. O resultado é uma coleção de vestuário única, que une a tradição do crochê à modernidade da moda, valorizando a potência criativa das mulheres artesãs de Salvador.

Este foi uma atividade excelente, porque valoriza o saber fazer de mulheres que trabalham com a moda a partir crochê. São artesãs que expressam suas vivências e sua caminhadas através deste importante trabalho.
Weslen Moreira
Coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia
A exposição é uma viagem pela diversidade cultural e natural da Bahia. Inspirada na resiliência das paisagens e das pessoas que vivem no sertão, a coleção utiliza cores e texturas para representar o sertão e a sua transição ao litoral. A coleção foi desenvolvida pelo coletivo Bahia em Nós, formado pelas crocheteiras participantes da trilha formativa. Cada peça carrega o simbolismo das experiências e do saber artesanal das mulheres nordestinas, celebrando a força da terra e a vastidão do mar em uma manifestação artística plural.
Serviço: Exposição "Sertão Vira Mar"
Onde: Casa do Artesanato da Bahia (Lr. do Porto da Barra, 02 - Barra)
Quando:
- Seg a sex, das 9h às 19h
- Sábados, das 9h às 17h
- Domingos, das 9h às 14h
Fotos: Divulgação