A CAIXA Cultural Salvador vai sediar a exposição “Amor Enraizado” entre os dias 9 de agosto e 13 de outubro de 2024. A mostra utiliza a fotografia artística para promover uma reflexão profunda sobre o amor – seja por si próprio ou pelo próximo – como uma representação autêntica do valor humano. Através de imagens que retratam corpos com diferentes características físicas, enraizados no peito, o fotógrafo propõe uma metáfora visual que questiona a ausência de amor e como isso afeta nossos sentidos, representados por rosas vermelhas nas obras.
O fotógrafo Dodô, radicado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, convidou seus modelos a refletirem sobre o amor em seu estúdio. Ele enxerga essa força como a essência que move a humanidade e alimenta a esperança em um mundo onde as pessoas lutam diariamente pelo direito de igualdade, mesmo com suas diferenças. Suas lentes captaram essas ideias em imagens livres de qualquer forma de preconceito, reforçando que, aos olhos do amor, somos todos iguais.
Em um post no seu perfil do Instagram, Dodô explica que “a série fala do amor que ainda está dentro das pessoas, que precisa se deixar florecer. Que ainda precisamos evoluir e enxergar o ser humano sem preconceitos, sem avaliação por esteriótipos. O quanto devemos deixar o amor brotar, nascer”.
Dodô Villar
Fotógrafo
O amor vem de dentro, por mais que esperemos que ele bata na nossa porta. Porque muitos pensam que o amor é fruto, mas amor é semente. Porque é preciso plantar, e regar, e pôr à luz, e cuidar. Para que então o amor possa crescer, e amadurecer, e um dia brotar no nosso peito. Porque não existe amor senão preso ao peito de alguém. Porque amor é raiz.
Sobre a exposição
A exposição contará com 12 fotografias autorais do artista. Seis delas serão impressas na técnica fineart, medindo 1,0m x 1,5m, enquanto outras seis serão exibidas em adesivos gigantes de 2,26m x 3,40m, criando um impacto visual e emocional que promete envolver o público.



A intenção da exposição é levar o público a refletir que o amor nasce de dentro, mesmo quando esperamos que ele venha até nós. Muitas vezes, acreditamos que o amor é como um fruto pronto, mas, na verdade, ele é uma semente. É necessário plantá-lo, regá-lo, expô-lo à luz e cuidar para que ele possa crescer, amadurecer e, então, florescer em nosso coração. O amor não existe de forma independente; ele está sempre ligado ao peito de alguém, pois o amor é raiz.
Dodô Villar
Fotógrafo
Meu processo criativo navega pela minha maneira inquieta de criar, sem hora, sem tema específico e por vontade grande de produzir. Para isso, eu conto com as pessoas como elemento principal de minha obra. Em outras séries eu trabalho muito temas relacionados a Bahia, mas tenho processos criativos diversos e suporte na fotografia.
Serviço: Exposição “Amor Enraizado"
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Quando:
- 08 de agosto de 2024, às 19h (visita guiada com tradução em libras)
- 09 de agosto a 13 de outubro de 2024, das 9h às 17h30
Entrada gratuita
Fonte: CAIXA Notícias / Dodô Villar
Fotos: Divulgação