Revista Viver Vitória

Restaurante Omí é referência gastronômica no coração de Salvador

Um encontro que transcende os limites do talento culinário e exala sintonia, não apenas na harmonia entre sabores e técnicas, mas no jeito de conduzir seus exitosos empreendimentos. Os renomados chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, fundadores do Grupo Origem, constroem um legado tão rico em afeto quanto em inovação. O casal assina as experiências gastronômicas do Fera Palace Hotel, por meio do Restaurante Omí e do Fera Rooftop, além de oferecer possibilidades de customização do menu e serviços completos para eventos exclusivos e sofisticados.

Retrato dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca | Foto: Leonardo Freire

Sem uma gota de desprezo pelo dendê, ao contrário, o duo vai além e faz um mergulho nas matérias-primas dos cinco biomas encontrados no estado, como uma ode à identidade baiana. Os cardápios levam os clientes a uma viagem sensorial, que pode ser iniciada com itens como o “abarajé” com vatapá e salada ou o carpaccio de polvo e as ostras gratinadas. Um deleite para os sentidos é a crocância do camarão se contrapondo à suavidade do abacate e à frescura do coleslaw. A sofisticação italiana encontra o frescor baiano em cada garfada do “Camarão VG com rigatoni carbonara”. O gnocchi de mandioquinha e as famosas moquecas são a autêntica expressão desse fantástico encontro de sabores.

O resultado dessa alquimia deliciosa é a crescente procura entre baianos e turistas – hóspedes ou não – pelos luxuosos cardápios do café da manhã, almoço ou jantar. “Somos o único no Nordeste concorrendo na categoria ‘Café da Manhã’ da revista Prazeres da Mesa”, festeja Lisiane, orgulhosa. “Um dos nossos objetivos é levar essa Bahia para o resto do país e para o mundo”, diz a talentosa confeiteira baiana, que já foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano, da publicação.

Moqueca de camarão| Foto: Leonardo Freire

“Um dos nossos objetivos é levar essa Bahia para o resto do país e para o mundo”

chef Lisiane Arouca

Receita de Sucesso

Polvo acompanhado de arroz negro, servido com aioli e tomates assados

Fabrício Lemos atribui o sucesso à simplicidade e à valorização da riqueza dos insumos regionais. “Omí quer dizer ‘água’, no idioma iorubá. Resolvemos criar um conceito de ‘mar’ que seria a mistura de uma culinária mediterrânea, utilizando insumos locais”, explica. Fizemos imersões pelo interior da Bahia e começamos a interagir com pequenos produtores. A partir dessas experiências, começamos a empreender”, lembra. O casal encarou há oito anos a missão de incentivar a cadeia produtiva nas criações das receitas. Para isso, foram necessárias muitas pesquisas e vivências. 

“Hoje, trabalhamos com a Aliança Kirimurê, capacitando famílias marisqueiras em qualidade de produção, manuseio, sustentabilidade e valorização do produto através de técnicas e processos”, revela Lemos, cuja formação se deu na Le Cordon Bleu, tradicional escola de gastronomia francesa. Soteropolitano, ele morou nos Estados Unidos e coleciona passagens por prestigiadas cozinhas, como as da rede de hoteis The Ritz-Carlton, na Flórida. 


Doces Lembranças

Dona Marieta

Folheando seus cadernos de receitas amarelados, Lisiane é levada a recordações de sua infância, onde absorvia os segredos da cozinha das tias em Ilhéus, cidade notabilizada pela obra de Jorge Amado. Ela estudou Belas Artes e Publicidade na UFBA, mas encontrou na Gastronomia a sua verdadeira paixão e criatividade. 
Um dos doces do cardápio do Omí, inclusive, é uma homenagem à sua avó. O “Dona Marieta”, composto por ambrosia, mousse e farofa de queijo, frutas vermelhas, cocada de licuri e manjericão.


“Eu tento trazer para o café da manhã esse afeto, é um momento que evoca memórias de infância, com sabor caseiro e originalidade”, diz. 

SABOR & ARTE

Omí e Lobby Bar

 No térreo do Fera Palace, o Omí, com capacidade para 120 pessoas, faz uma elegante dobradinha com o “Lobby Bar”, que fica aberto o dia inteiro, com opções de café, drinks e lanches. Ambos abertos ao público, conquistam diariamente baianos e turistas.

Fera Rooftop 

Já o Fera Rooftop traz no conceito o menu degustação e tem cozinha mediterrânea. “A cada trimestre mudamos o cardápio baseado no país que escolhemos como referência”, afirma o chef Fabrício Lemos. O espaço acomoda, com conforto, cerca de 30 pessoas e é uma excelente opção para encontros intimistas e personalizados, com vista exuberante para a Baía de Todos-os-Santos.

Salões

A cozinha dos chefs Fabrício e Lisiane surpreende quem escolhe realizar eventos sociais ou corporativos nos salões do Fera Palace, como casamentos e bailes de 15 anos. Com cardápios customizáveis, a estrutura completa e os serviços da equipe não passam despercebidos e fidelizam o público amante da fusão entre a gastronomia de alto padrão e um ambiente rico em tradição, design e estilo. Entre as opções mais procuradas estão coffee breaks, empratados, brunch e o versátil coquetel volante.

O Grupo Origem

Sete empreendimentos formam o Grupo Origem. Além do Omí e do Fera Rooftop, completam as distintas experiências gastronômicas o restaurante Origem, o Gem Mini Bar, Segreto Ristorantino, Ori Restaurante e o recém-chegado boteco Megiro, idealizado por Fabrício. Lisiane ainda revela que Salvador receberá uma nova confeitaria em 2025.

 Restaurante Omí: Seg - Sáb: 12h - 15h | Qua - Sáb: 19h - 23h
Dom: 12h - 17h
Instagram: @omirestaurante

Fera Rooftop
19h às 23h, de terça-feira a sábado
Instagram: @ferarooftop

Atendimento de Eventos
(científicos, corporativos e sociais)
Email: eventos@grupoorigem.com.br
Instagram: @grupoorigemeventos
Tel.: 71 99204-5768 (Fabiana Oliveira)

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile