Revista Viver Vitória

Ato pela revitalização do Centro Histórico acontece nesta quarta (12)

Nesta quarta-feira (12), às 11h, uma manifestação em defesa da revitalização do Centro Histórico de Salvador será realizada em frente à Igreja de São Francisco, no Pelourinho. O ato, liderado pelo escritor e jornalista Clarindo Silva, também marcará um mês da morte de uma turista paulista de 26 anos, vítima do desabamento de parte do teto do templo.

Durante o protesto, será depositada uma nova coroa de flores no local, como forma de homenagem à jovem. A mobilização contará com a participação de representantes do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, ACOPELÔ (Associação Comercial Pelourinho), ACHE (Associação Centro Histórico Empreendedor), Montepio dos Artistas, Sociedade Protetora dos Desvalidos e artistas locais.

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Farei um pronunciamento e aqueles que quiserem também poderão se manifestar. Mas não dá para continuar assim. Trinta dias após a morte da jovem e o silêncio permanece absoluto. Queremos, mais uma vez, dar um grito de alerta. Viva o Pelô, Pelô vivo! Preservar para perpetuar.

CLARINDO SILVA

O Centro Histórico e a luta pela preservação

O Centro Histórico de Salvador completou, em 3 de dezembro de 2024, 40 anos de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, em 1985, a região foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Apesar do valor cultural e histórico, o espaço ainda enfrenta desafios de conservação e segurança, o que motiva mobilizações como a que acontece nesta semana.

Foto Destacada: Adam Jones/Creative Commons

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile