EncontrosNews

Argentina e Bahia celebram laços culturais em evento no Instituto Cervantes Salvador

Instituto Cervantes de Salvador e o Consulado da Argentina em Salvador realizaram, na última quarta-feira (27), um evento especial para celebrar os laços culturais entre a Argentina, o Brasil e a Bahia. O encontro, intitulado “Conexão Cultural: Argentina e Bahia”, contou com a participação da produtora de cinema e arquiteta argentina Diana Gurgel e do escritor e músico Juan Ignacio Azpeitia, ambos radicados na Bahia.

O encontro visou proporcionar uma discussão sobre as influências dos dois países ‘hermanos’ no cinema e na música, além de celebrar os laços que unem os dois países, passando pela relação com a Bahia. O bate-papo foi conduzido pelo professor Hernán Yerro e contou ainda com apresentação musical de clássicos do folclore argentino, destacando-se a zamba, interpretada com piano e voz.

É um encontro de exaltação das culturas do Brasil, da Argentina e, especialmente, da Bahia. São relações que percorrem a história e ainda hoje seguem vivas e pulsantes para todos os amantes do cinema e da música.

Rosa Sánchez-Cascado
Diretora do Instituto Cervantes Salvador

Diana Gurgel é nascida em Buenos Aires e residente na Bahia desde 1978. Sócia da Ondina Filmes desde 1998, produziu importantes obras do cinema baiano como “3 Histórias da Bahia”, “Quincas Berro d’Água”, “A Luta do Século”, “A Coleção Invisível”, “Eu me Lembro”, “Salvador, Cidade Porto”, entre outros.

Já Juan Ignacio Azpeitia é residente em Salvador desde o início dos anos 2000. Escritor, músico e professor, recentemente, lançou o romance “Bahía Negra”, uma obra que explora os desafios da migração e o impacto dessa experiência na identidade pessoal. Além de sua trajetória literária, Azpeitia dedica-se à interpretação musical de clássicos argentinos.

Fonte: Instituto Cervantes Salvador
Fotos: Divulgação

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *