AconteceMuseu

Após revitalização, MAB reabre nesta terça (23) com exposição especial

O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória em Salvador, está prestes a reabrir suas portas após um período de revitalização. Fundado em 1918, o MAB é o museu mais antigo do estado e tem desempenhado um papel crucial na preservação e divulgação da arte baiana e brasileira.

A cerimônia de reabertura do museu está agendada para o dia 23 de julho, precisamente às 10h, em celebração ao seu 106º aniversário. O MAB, após passar por um extenso processo de renovação que incluiu a reforma do telhado dos seus três edifícios e a reestruturação do piso do primeiro andar, está preparado para reassumir seu papel proeminente na vida cultural de Salvador.

Para assinalar sua retomada, será inaugurada uma exposição dedicada ao Movimento Armorial, uma valiosa contribuição à cultura nordestina, concebida e orientada pelo renomado escritor Ariano Suassuna. Esta exposição tem como objetivo destacar a diversidade e as profundas raízes culturais da região.

“É um dia de grande importância para todos nós. Reabrir o MAB no dia do seu aniversário, com uma exposição tão significativa como a ‘Armorial 50’, é uma forma de celebrar nossa história e nosso compromisso com a cultura e a arte”, afirmou Marcelo Lemos, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

“Este é um momento para reforçar o papel do MAB como um espaço vital para eventos de relevância nacional e internacional”

Enfatizou o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

E MAIS!

Além da exposição sobre o Movimento Armorial, o MAB terá outras atividades culturais programadas, como mostras individuais de artistas como Fábio Magalhães e Floro Feire, bem como uma residência artística de Bel Borba. O museu também sediará uma Oficina de Restauração de Cerâmica e Azulejaria, refletindo seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural material.

As fases subsequentes de revitalização incluirão a restauração dos jardins e outros espaços, com previsão de entrega até dezembro deste ano. A terceira fase, prevista para o início do próximo ano, contemplará o retorno das exposições do acervo histórico do MAB, completando assim a renovação completa do espaço.

Com um acervo rico em artes plásticas e decorativas, mobiliário baiano, porcelanas orientais e europeias, cristais e ourivesaria, o MAB não apenas oferece exposições e atividades culturais, mas também possui uma biblioteca especializada em artes plásticas, promovendo assim a educação e o enriquecimento cultural da comunidade baiana e visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *