Um grupo de cerca de 25 gestores de escolas particulares de Brasília esteve em Salvador para visitar o Colégio Antônio Vieira, neste mês de setembro. A visita faz parte de uma missão técnica coordenada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), com o apoio do Sebrae/DF, e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e práticas entre instituições educacionais de diferentes regiões.
Esta ação, que já está em sua nona edição, busca a melhoria contínua das atividades no setor de educação. A presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont, declarou que as visitas são direcionadas a escolas, nos estados brasileiros, que se destaquem ou apresentem “propostas disruptivas”, em busca de novos olhares pedagógicos e atividades capazes de trazer inspiração em prol da melhoria do cotidiano dentro das escolas.
Ana Elisa Dumont
Presidente do Sinepe/DF
De modo geral, estamos todos sempre buscando promover adaptações e fazer um trabalho de excelência, de acordo com nossas realidades.
Durante a visita ao Vieira, conhecido por sua excelência educacional, os gestores de Brasília foram recepcionados com uma atividade de espiritualidade liderada pela equipe de Formação Cristã do colégio. A acolhida foi seguida por apresentações conduzidas pelo diretor-geral do colégio, professor Sérgio Silveira, juntamente com outros membros da diretoria, como o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo, e o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual da instituição.




Novos projetos
No decorrer da visita, os gestores brasilienses participaram de apresentações que destacaram as principais ações pedagógicas, os projetos de inovação e os processos operacionais que têm consolidado o Colégio Antônio Vieira como um modelo de excelência educacional. Entre os temas abordados estavam o projeto “Vieira 2025+”, uma iniciativa voltada à modernização da estrutura física e pedagógica para o Ensino Médio, além de um programa abrangente de preparação para o Enem e vestibulares.
Outros destaques incluíram o enfoque na valorização da infância, evidenciado através de iniciativas no Vieirinha, que incluem aulas em ambientes naturais, promovendo a conexão dos alunos com a natureza. Além disso, os visitantes puderam conhecer os núcleos de protagonismo estudantil e as inovações tecnológicas que aprimoram a gestão administrativa e de recursos humanos. Após as exposições, os gestores de Brasília realizaram uma visita guiada pelas instalações do colégio, onde tiveram a oportunidade de observar de perto como as práticas pedagógicas são implementadas e beneficiam a comunidade escolar.
Inovação e tradição
Outro diferencial apresentado foi a inserção do colégio em uma rede de educação nacional e internacional, como parte da Companhia de Jesus, que fortalece o compromisso da instituição com a excelência e inovação contínua. Para o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, a troca de experiências com outros colégios do país enriquece os processos de aprimoramento da instituição. “Apresentamos um pouco do que nós fazemos, mas também escutar o que eles fazem, como eles fazem, nos ajuda a olhar para os nossos processos e ver em que medida podemos também adaptar, adequar, melhorar”, explicou Sérgio.
A visita foi mais uma oportunidade de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino, consolidando o Colégio Antônio Vieira como uma referência no campo da educação, sempre buscando novos caminhos para a inovação e a excelência pedagógica.
Sérgio Silveira
Diretor-geral
Um importante encontro que nos mostra em que estamos acertando, o que é que fazemos que está indo bem, e até se torna inspiração para outras escolas no país.
Serviço: Educação / Colégio Antônio Vieira
Onde: Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia, 683 - Salvador - BA
Site Oficial
Fonte: Colégio Antônio Vieira
Fotos: Reprodução / Colégio Antônio Vieira