EducaçãoNews

Alunos do Antônio Vieira destacam cultura africana em projeto pedagógico

O Colégio Antônio Vieira promoveu nos dias 25 e 26 de novembro a culminância do projeto pedagógico “Salvador: território africano”, desenvolvido com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa, realizada ao longo do segundo semestre letivo, revelou o aprendizado das crianças sobre as influências africanas na cultura baiana, especialmente em Salvador, cidade com a maior população afrodescendente fora da África, com cerca de 83% de seus habitantes.

O evento, realizado no Auditório Mabel Velloso, destacou apresentações musicais com canções icônicas da Bahia, como “Raiz de Todo Bem”, de Saulo Fernandes, e “O Mais Belo dos Belos”, do bloco afro Ilê Aiyê. As performances chamaram atenção nas redes sociais, com o cantor Saulo Fernandes reagindo à iniciativa e o Ilê Aiyê repostando parte da apresentação das crianças.

Além das músicas, os estudantes exploraram elementos culturais que vão da culinária às vestimentas, passando por coreografias, festas populares, capoeira e ritmos afro-brasileiros.

Exposição “Raízes Africanas”

O aprendizado construído também ganhou vida na exposição “Raízes Africanas: suas histórias e suas belezas”, montada no Pátio Aquarela. A mostra apresentou desenhos, textos e outras produções realizadas pelos alunos, celebrando a riqueza das tradições africanas e sua influência na identidade baiana. A coordenadora pedagógica Carla Moura destacou a importância do projeto no desenvolvimento de uma educação antirracista e na valorização da identidade cultural local.

Um estudo que proporcionou aos alunos experiências sobre a influência dos povos africanos na construção da nossa identidade, criando espaços para uma diversidade de temáticas que dão conta de promover a reflexão crítica da realidade.

Carla Moura
Coordenadora Pedagógica

Integrado às ações de formação cidadã do Vieira, o projeto se alinha a uma proposta educacional que promove a cidadania global, sem perder de vista as particularidades culturais locais. Embora o evento tenha sido realizado próximo ao Mês da Consciência Negra, a proposta pedagógica vai além de uma celebração pontual. Durante todo o ano, o colégio promove iniciativas que buscam fortalecer o reconhecimento das heranças culturais africanas e combater o racismo desde os primeiros anos escolares.

Uma experiência que reafirma o compromisso do Colégio Antônio Vieira em formar jovens conscientes, conectados às suas raízes e preparados para contribuir com uma sociedade mais justa e inclusiva.

Colégio Antônio Vieira
Av. Leovigildo Filgueiras, 683 - Garcia
https://www.instagram.com/vieira_oficial/

Fonte: Colégio Antônio Vieira
Fotos: Secom/CAV

Siga o insta: @revistavivervitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *