Revista Viver Vitória

Abrace: Bel Borba une beleza à reflexão sobre cuidado ambiental no Corredor da Vitória

Quem percorre as ruas do Corredor da Vitória, em Salvador, já deve ter notado dois monumentos que se erguem em um abraço às árvores da calçada. Batizada de “Abrace”, a obra criada pelo renomado artista plástico Bel Borba, demonstra a capacidade da arte de transformar espaços urbanos em locais de encontro, inspiração e reflexão, realçando a harmonia entre o bairro e o meio ambiente.

Inspirada na simplicidade do gesto de um abraço, o projeto foi idealizado pelo Vitória Boulevard.


Foto: Daniel Beúllius/Divulgação

A proposta, segundo Borba, era de que a obra “virasse um landmark, um ponto de referência do novo shopping, uma maneira de identificar como se fosse um pórtico”.

Foi uma das ações de inauguração de maior impacto, de acordo com a gerente-geral do Vitória Boulevard, Ihonnara Damasceno.

“Trouxe ainda mais beleza à Vitória, lembrando diariamente aos moradores que o street mall chegou para abraçar toda a região”.

AMPARO, AFAGO

O artista plástico explica que a obra busca estabelecer uma relação entre o homem e a natureza. “Aquelas mãos dão um visível aspecto de proteção, de afago, de envolvimento, de mistura, de dupla via. Elas amparam as árvores que nos dão sombra, que nos dão fotossíntese e tudo que a natureza nos proporciona”, conta Borba. As esculturas são feitas em aço corten, material escolhido “pela cor oxidada que se assemelha à terra molhada”.

O BAIRRO

Bel Borba ressalta sua conexão pessoal com o local, lamentando que em toda a Avenida Sete de Setembro elas não sejam tão frondosas, devido ao carnaval.

“É uma das vias mais lindas de Salvador. Uma pena que, por conta dos nossos queridos trios elétricos, tenhamos sofrido uma poda absurda e deixemos de ter um túnel de árvores como temos no Corredor da Vitória”, diz

O ARTISTA


Nascido em Salvador, Bel Borba, 67 anos, tem uma vasta produção de pinturas, esculturas e desenhos. Suas obras já foram expostas em diversas galerias e museus no Brasil e no mundo. O artista é também referência como intervencionista urbano. Na capital baiana, destacam-se o Parque das Esculturas, na Avenida Contorno, e monumentos, como o Ayrton Senna, no Centro Administrativo, e Irmã Dulce, no Largo de Roma, entre outros.

Em Nova York, expôs suas esculturas no centro da Times Square durante um mês, tendo também, no mesmo período, um desenho animado, assinado por ele e outros dois artistas, estampado nos painéis de led do local. Foi a primeira vez que um artista teve seu trabalho exibido em todos os 25 telões digitais da Times Square. Em Madri, é de Bel Borba o Monumento aos Refugiados, escultura emblemática em pleno Paseo de Recoletos.

Foto chamada: Carol Bassuma

Siga o insta: @revistavivervitoria

Sair da versão mobile